Atibaia

Cultura japonesa

Na Festa de Flores e Morangos de Atibaia, estão presentes os mais belos e interessantes aspectos da cultura japonesa, aproximando o público desta cultura milenar, que chegou ao país juntamente com a imigração japonesa.


Um pouco da história


Foi em 1908, com ao primeiro navio a aportar no Porto de Santos, que mais de 700 japoneses deram início a saga da imigração. A bordo do navio Kasato-maru, trouxeram para o Brasil sua cultura, conhecimento e costumes.  A vinda dos imigrantes japoneses foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão de obra para o cultivo cafeeiro, principalmente no Estado de São Paulo e no norte do Paraná; já o Japão, precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico. Durante a Segunda Guerra Mundial, a imigração praticamente cessou, e retornou com força a partir do término da Guerra.

Por acordos bilaterais, a nova geração de imigrantes já não era mão de obra barata, podiam frequentar as escolas e terem seus próprios negócios. Hoje o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão.

Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos japoneses ao virem para o Brasil. Principal destaque se dá para a comunicação. A diferença cultural e os costumes também pesaram na adaptação dos recém chegados.

Apesar de todos os obstáculos enfrentados, o povo japonês, com seu ímpeto de trabalho e perseverança venceu as dificuldades e prosperou em todos os sentidos, sendo hoje, um dos povos mais respeitados e com uma cultura muito admirada.


 

O Japão mais perto de você!

 


A Festa de Flores e Morangos de Atibaia possui seu conceito e muitos aspectos da sua estrutura baseados na cultura oriental.  

A deliciosa gastronomia japonesa, com pratos típicos, como tempurá, sushi, sashimi, guiozá, moti, entre tantas outras opções, são encontrados em restaurantes orientais e diversos espaços gastronômicos da Festa.

As apresentações culturais e artísticas trazem para o público grupos de arte japonesa, como Bon Odori, Taikô, Awa Odori e Yosakoi Soran.

O Bon Odori é uma dança acompanhada por tambores e canto. É um agradecimento à colheita, e às dádivas que a terra oferece.

Ao primeiro ressoar do tambor japonês, já anuncia a apresentação de Taikô. Esta belíssima e milenar arte japonesa tem o dom de encantar os espectadores, com a cadência impetuosa dos tambores numa mescla de sons vibrantes e grande desempenho cênico e corporal, para uma perfeita relação de energia e harmonia com o público.

Os trajes típicos que circulam pela Festa, a decoração primorosa, e o respeito para com cada visitante, são marcas irrefutáveis da cultura nipônica presentes na Festa de Flores e Morangos de Atibaia!

Patrocinadores

Ativo 1Ativo 2Ativo 3Ativo 4Ativo 7Ativo 5Logo_bb2 copy

Realização

Ahorta

Apoio

PeaSaaeBarra patrocinio

Colaboradores

Logo_col_acenbra_colorLogo_col_sindicatoruralatibaia_colorLogo_col_assprodutoresmorangoatibaia_colorLogo_col_proflor_colorPiuGraalLogoArcvrLogo_convem_1Viacao atibaia